Um tempo para a amizade

watch-828848_1280

“Vivi, portanto, só, sem alguém com quem pudesse realmente conversar”. Essa frase do Aviador, no livro O Pequeno Príncipe, ilustra um sentimento que me visita diversas vezes e acredito compartilhar com outras pessoas. Você já se sentiu sozinha, mesmo em meio a uma multidão?

Cada uma de nós possui um lugar interior que não será conhecido por outro ser humano. Porém, temos também necessidade de abertura, ou seja, de estar em contato com as pessoas e comunicarmo-nos com elas. A tensão entre interior e exterior pode gerar um desequilíbrio exaustivo, para o qual a amizade sincera é um bom remédio, pois a convivência entre os irmãos é agradável como um bálsamo (cf. Sl 132).

No entanto, a visão sobre amizade feminina também é afetada pela falta de harmonia. Por um lado, há quem pense que o relacionamento entre mulheres é sempre feito de inveja e intrigas, tendendo ao fechamento. No outro extremo, prega-se uma “sororidade” forçada que é contrária à guarda da intimidade.

A internet e especialmente as redes sociais têm impacto nessa tensão. É possível que, em único dia, tenhamos contato com muitas pessoas de diferentes tipos e lugares. Mas isso não acaba com a sensação de isolamento; pelo contrário, parece aumentá-la. Nos próximos parágrafos, falaremos um pouco sobre isso.

Uma lição sobre amizade

Talvez você conheça a história do Pequeno Príncipe – um menino que vivia sozinho em seu planeta, até que a Rosa apareceu. Ele a cercou de cuidados, mas, por causa das atitudes egoístas da flor, resolveu viajar.

Quando estava na Terra, o Pequeno Príncipe encontrou um roseiral e descobriu que a flor que ele julgava ser única não passava de uma rosa igual a outras milhares.

petit_prince_XX_2
“E, deitado na relva, ele chorou.”

Logo em seguida, porém, aparece a Raposa. Ela pede ao Pequeno Príncipe que seja seu amigo. Esse é um primeiro ponto de reflexão: para desenvolvermos amizades sólidas, precisamos expor algumas fragilidades. Eu confesso que não foi fácil começar esse texto admitindo que me sinto sozinha, mas o fiz para que você pudesse se identificar comigo.

Quantas vezes não queremos apenas que nos admirem, que tenham uma boa opinião sobre nós? No entanto, uma verdadeira amizade exige a coragem de reconhecer-se necessitada e de dar-se a conhecer.

Outro aspecto muito importante é o fato de que uma amizade exige dedicação, tempo e esforço. Quando o Pequeno Príncipe viu tantas rosas no jardim, não pensou em todo o cuidado que tivera com a Rosa. Depois de conhecer a Raposa, ele percebeu que foi o tempo gasto com a Rosa que a tornou tão importante.

Se convivemos superficialmente com muitas pessoas, como tendemos a fazer nas redes e sociais, podemos acabar banalizando nossos relacionamentos, o que nos leva à solidão. A amizade, pessoalmente ou à distância, é como uma flor, que precisa ser cultivada com habilidade e paciência.

A amizade cristã

Na introdução do livro The Friendship Project (Projeto Amizade, em tradução livre), tempo e esforço são duas características da amizade ressaltadas por Michele Faehnle e Emily Jaminet.

Disse São Francisco de Sales que “no mundo é necessário que aqueles que se entregam à prática da virtude se unam por uma santa amizade, para mutuamente se animarem e conservarem nesses santos exercícios”. Nesse sentido, as autoras apresentam histórias de santas que viveram as virtudes da fé, esperança, caridade, prudência, entre outras, através da amizade.

Este é o primeiro post que escrevo no blog. É também o primeiro de uma série em que falarei sobre a amizade. Você se lembra da frase do Aviador no início do texto? Felizmente, ela não termina daquela forma. Ele diz que viveu solitário até que precisou fazer uma parada no deserto. Acredito que ali o Aviador aprendeu a importância de ter um amigo.

Nos próximos posts, pretendo fazer minha parada e você está convidada a fazê-la também. Posso contar com você?


Um comentário sobre “Um tempo para a amizade

Deixe seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s