De modo que já não são dois, mas um só

No dia da festa de Nossa Senhora Aparecida, nesse ano de 2019, meu (até então) noivo e eu nos unimos em Matrimônio sob o olhar amável de Jesus, Maria, São José, Santa Teresinha e São Miguel Arcanjo, numa capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Falei um pouco sobre como nos preparamos no post anterior, que você pode encontrar aqui no nosso blog se ir até o histórico de publicações.

Se você nos acompanha no Instagram, vale a pena conferir nossos posts recentes sobre simplicidade e minimalismo, pois é a mentalidade com a qual tenho vivido nos últimos anos, e que definitivamente esteve presente, do início ao fim, nesse acontecimento tão importante e sagrado de nossas vidas.

Foi um dia belo em muitos aspectos: uma tarde de outono quente e agradável, pessoas que amamos à nossa volta, uma cerimônia com a simplicidade e sacralidade que desejávamos, um jantar agradável com muita comida boa logo em seguida, e muita alegria em finalmente estarmos sendo feitos um só.

A IGREJA
Eddie Robertas Wedding 2019-78
Todos os direitos reservados/ All rights reserved to Silvercord Photography

Nosso casamento aconteceu em uma capela, e aqui considero um dos primeiros sinais do cuidado de Deus conosco.

Quando começamos a nos preparar para nos casar, meu marido (então noivo) foi à procura de informações sobre as exigências da diocese à qual pertencemos, já confiante de que conseguiríamos nos casar na catedral do estado, que é realmente muito grande e muito bela. Para nossa frustração (e para nossa posterior alegria, em ver que os planos de Deus eram tão melhores que os nossos) a pessoa responsável pela parte de casamentos na diocese foi bastante grosseira e nos desencorajou quanto à possibilidade de termos uma missa tradicional junto com a celebração do Sacramento do Matrimônio em si. Na mesma hora sabíamos que aquela não era o tipo de abordagem com a qual queríamos ou deveríamos nos preparar para algo tão importante, e tivemos paz com essa decisão.

Meu marido e eu namoramos durante quase três anos, estando a maior parte desse tempo distantes um do outro fisicamente. E nessa parte precisaríamos de muita compreensão e ajuda da diocese quanto à nossa preparação, pois não poderíamos frequentar cursos de noivos juntos. Um dia, em uma das poucas oportunidades que tínhamos para visitar um ao outro, meu marido resolveu ligar para a secretaria de uma pequena paróquia a 40 minutos de onde morava, lá ele frequentava a missa tradicional aos domingos. A secretária foi extremamente amigável e rapidamente nos agendou um horário para falarmos com o padre, que não só nos ajudou com todas exigências a serem cumpridas com a diocese, quanto foi extremamente solícito e nos dirigiu durante nossos meses de preparação, através de encontros, de acordo com nossas possibilidades.

O RITO DO MATRIMÔNIO
Eddie Robertas Wedding 2019-83
Todos os direitos reservados/ All rights reserved to Silvercord Photography

Nossa cerimônia aconteceu numa tarde de sábado, dia de Nossa Senhora Aparecida, numa capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Tivemos o privilégio de uma missa tradicional junto com o Sacramento do Matrimônio. A Eucaristia ocupa um lugar central nas nossas vidas, e receber Jesus pela primeira vez como marido e mulher foi extremamente importante para começarmos a nossa família. Nosso desejo primordial era que Jesus fosse o centro de tudo, que as pessoas presentes pudessem ver, sem que explicássemos, que o que estavam assistindo era sobre Jesus e não sobre nós. De fato, o Matrimônio é uma alegoria do relacionamento de Cristo com sua Igreja, é tudo sobre Ele.

Recebemos duas bençãos nupciais especiais que acompanham o rito do Matrimônio na forma extraordinária, sendo uma delas uma invocação dos favores de Deus e todas as virtudes das Matriarcas do Antigo Testamento, uma das coisas mais belas que já vi.

Eddie Robertas Wedding 2019-154
Todos os direitos reservados/ All rights reserved to Silvercord Photography

 

 

Eddie Robertas Wedding 2019-261
Todos os direitos reservados/ All rights reserved to Silvercord Photography

Durante a missa nupcial tivemos também a veneração de de Nossa Senhora, um momento para oferecer a Ela flores e invocar sua benção e seu favor junto a Jesus sobre nosso Matrimônio e nossa família, o que encheu nossos corações. Maria é tão amável, cuidadosa, atenta, terna. Só experimenta um pouco disso quem pede. Maria não detém nada para si, mas com mãos generosas comunica todas as graças de Jesus aos seus filhos.

Eddie Robertas Wedding 2019-286
Todos os direitos reservados/ All rights reserved to Silvercord Photography

Nosso Deus foi providencial em tudo conosco. Eu estava um pouco nervosa antes de entrar na igreja, mas ao dar o primeiro passo e ver o rosto do meu noivo sorrindo a me esperar no altar, tudo se dissipou com uma uma nuvem. A nossa espera havia acabado, para começar a próxima parte da nossa história: juntos até a morte.

OS DETALHES

Essa foi uma parte em que o minimalismo que vivo esteve presente de todas as formas. A começar pelo meu vestido de noiva, eu não queria nada que fosse extravagante, nada de longa cauda que exigisse que alguém ficasse o todo tempo consertando, distraindo as pessoas, preocupadas em não pisar nela, ou qualquer outra coisa que pudesse roubar a atenção das pessoas do ato sagrado que estava acontecendo diante dos olhos de todos. Eu queria estar bela de maneira simples, e também ser fiel ao estilo de vida que levo, no qual as coisas não recebem o valor que é devido apenas a Deus e às pessoas.

Depois de algum tempo procurando por um vestido que refletisse o que eu esperava expressar na minha veste nupcial, decidi que faria o meu próprio vestido. Veja bem, eu costuro, já produzia peças há algum tempo para mim mesma, mas não sou profissional, tudo o que sei aprendi de livros e de pessoas que costuram há mais tempo. Estudei bastante antes de encarar a escolha dos tecidos e a costura de um vestido de noiva. Minha inspiração foi o estilo renascentista, com um exemplo clássico no filme The Princess Bride (A princesa prometida, na versão brasileira). Um modelo acinturado, gola canoa, com pences no corpo e manga longa, feito em musseline pesada e renda.

Eddie Robertas Wedding 2019-64
Todos os direitos reservados/ All rights reserved to Silvercord Photography

 

Eddie Robertas Wedding 2019-452
Todos os direitos reservados/ All rights reserved to Silvercord Photography

 

Eddie Robertas Wedding 2019-414
Todos os direitos reservados/ All rights reserved to Silvercord Photography

Outros detalhes foram as jóas e sapatos. Usei um par de brincos de pérolas que meu noivo havia me dado em um aniversário, e que eu já utilizava no dia-a-dia; um colar de Santa Teresinha que também ele me deu em um Natal, e meu anel de noivado. E aqui,  preciso lembrar que todos os objetos cumpriam muito bem a sua função e estavam adequadíssimos para a ocasião e a composição, em nenhum momento me passou pela cabeça comprar novas joias exclusivamente para o casamento. Em outros tempos certamente seria o que eu teria feito, sem considerar que eu já possuía alguma coisa que poderia usar. Graças ao bom Deus esse tipo de impulso não faz mais parte da minha mentalidade e relação com as coisas materiais.

Ao mesmo tempo, entendo e sou completamente aberta a adquirir algo caso realmente não tenha outra coisa que possa cumprir a mesma função, o que foi o caso dos meus sapatos, que precisei comprar. Ele foram um verdadeiro investimenro, e ainda assim adquiridos com consciência e de acordo com nossas possibilidades.

Eddie Robertas Wedding 2019-24
Todos os direitos reservados/ All rights reserved to Silvercord Photography

A simplicidade e minimalismo também estiveram presentes no nosso convite e programa para a cerimônia, sendo que esse último eu mesma cuidei de desenhar e trabalhar no texto, para garantir que tudo estivesse claro e simplificado e os convidados pudessem acompanhar a cerimônia conscientes do que acontecia em cada parte.

Eddie Robertas Wedding 2019-18
Todos os direitos reservados/ All rights reserved to Silvercord Photography

Para as flores escolhi as cores branco, tons de rosa e muito verde. Peônias, rosas e alguns berries com diferentes folhagens.

Eddie Robertas Wedding 2019-10
Todos os direitos reservados/ All rights reserved to Silvercord Photography

Tivemos uma pequena recepção em um restaurante italiano, na companhias de pessoas queridas. Nunca vou me esquecer do quão providente Deus foi conosco, até nos funcionários do restaurante que trabalharam no nosso salão no dia, tudo saiu melhor do que poderíamos esperar. E, claro, nosso bolinho, delicado e simples, enfeitado com flores reais, iguais às do meu bouquet.

Eddie Robertas Wedding 2019-498
Todos os direitos reservados/ All rights reserved to Silvercord Photography

Me casar foi uma das coisas mais fantásticas que já me aconteceu, sabendo que havia construído um belo caminho de anos com um homem que ama a Deus, é católico, de bom coração e intenções, digno e honrado.

Minha querida amiga, se eu pudesse dizer algo a você a partir da minha própria experiência, diria que a espera não é vã, que as nossas orações sinceras não caem no esquecimento, e que a alegria e contentamento que se encontra além do material é de natureza eterna, e só aumenta com o tempo. Uma vida simples exala beleza, cuidado e amor.

Eddie Robertas Wedding 2019-204
Todos os direitos reservados/ All rights reserved to Silvercord Photography

Esteja você prestes a se casar, ou deseje se casar um dia, mantenha no seu coração e mente a verdade a respeito do que você irá viver: tudo é sobre Cristo, nada é sobre você. Que Deus te abençoe com um coração cada vez mais generoso e largo em amor.

Escrevo isso no penúltimo dia de um ano que foi difícil e muito belo para mim. Ainda estamos no tempo do Natal, por isso te desejo também dias felizes com a notícia do nascimento do Deus que veio nos salvar do pecado e da morte.

“Pois éramos escravos e já não somos mais”.

 

 


2 comentários sobre “De modo que já não são dois, mas um só

  1. Foi o casamento mais belo que imaginei através desta narrativa. Fiquei também emocionada e feliz ao ler este artigo e fui profundamente tocada. Que Deus abençoe muito o casal e Maria Santíssima interceda sempre por vocês.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s