“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” São Mateus 16, 18-19
A Doutrina ensinada por Jesus é assegurada aos fiéis Católicos pela Sagrada Tradição, Sagradas Escrituras e Sagrado Magistério da Igreja Católica Apostólica Romana.
A Sagrada Tradição não é a uma tradição humana, que são apenas costumes ou disciplinas temporais. Jesus, diversas vezes, condenou os costumes e disciplinas que contradiziam com os Mandamentos de Deus. A Bíblia não diverge da Tradição Apostólica, nos remetendo à Ela, tanto na forma oral quanto escrita.
As Sagradas Escrituras foram inspiradas por Deus através do Espírito Santo, que guiou os autores bíblicos a escreverem aquilo que Ele revelou. Deus, o principal autor da Bíblia, sendo a Verdade, não nos teria ensinado o erro, portanto, a Bíblia é Verdade Absoluta.
O Sagrado Magistério nos guia e protege contra o erro, através do Espírito Santo, que nos dá a certeza da doutrina através da autoridade dada por Jesus à Igreja.
A Igreja nasceu antes do Novo Testamento e foram os seus membros, os apóstolos, que escreveram os livros que o formam. É a Igreja que, guiada pelo Espírito Santo, guardar e interpreta toda a Bíblia, tanto o Novo quanto o Antigo Testamento. O Magistério é infalível uma vez que Jesus prometeu enviar o Espírito Santo para guiar os Apóstolos e seus sucessores no conhecimento de toda a Verdade.
“Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus.” II são Pedro 1, 20-21